Terça-feira, 6 de Outubro de 2009

Aqui ficam as respostas às questões iniciais da meta de Projecto de Dissertação. Relembro que a proposta sofreu radicais mudanças muito recentemente, e ainda existem muitas arestas por limar. No entanto, já foi polida o suficiente para responder de forma sólida a estas questões.

 

Porque escolhi esta temática?


Apesar de tardia, a escolha desta temática em particular deveu-se às motivações que se desenvolveram na investigação do projecto anterior, nomeadamente a utilização de tecnologia que não envolvesse a interacção tradicional com um sistema (rato/teclado), mas sim tecnologia que promovesse uma interacção mais imersiva, através do toque, e longe dos ecrãs de computador. O conceito desta temática, que no fundo não deixa de ser living campus, tornou-se uma preferência pessoal e existe muita vontade de desenvolver algo que faça sentido numa implementação prática e que seja capaz de efectivamente responder a um problema.


Qual a pergunta de partida da minha investigação?


» De que forma uma instalação de reconhecimento de toque (quiosque multimédia) pode servir como sistema de localização/informação acerca dos edifícios/serviços do Campus Universitário de Santiago?


» De que forma o reconhecimento personalizado do sistema pode auxiliar o aluno no seu percurso diário pelo Campus Universitário de Santiago?


Que título daria, neste momento, à minha investigação?

(3 hipóteses)


» Utilização de Quiosques Interactivos Multimédia na Universidade de Aveiro


» Quiosque Interactivo Multimédia como auxiliar informacional na Universidade de Aveiro


» Quiosque Interactivo: localização, interacção e personalização na Universidade de Aveiro


“(Not) gonna do’s, perhaps I’ll do, don’t have clues” do meu projecto de investigação


Gonna do


Independentemente da tecnologia a adoptar para este projecto, é essencial a construção de uma interface funcional que disponibilize à comunidade académica um determinado leque de serviços relacionados com o funcionamento académico. Será também importante a implementação de uma solução de personalização do quiosque, isto é, o indivíduo deverá ser reconhecido no quiosque e aceder a informação personalizada sobre o seu cargo na instituição.


Perhaps I’ll do


Idealmente, o projecto será demonstrado com base numa interacção de multitouch, isto é, não se prenderá a uma utilização directamente dependente de um computador com teclado e rato. O sistema será projectado num determinado local e os utilizadores interagem através do toque.


Not gonna do


Nesta altura não é possível especificar o que não irá ser realizado, visto que o projecto ainda está numa fase de investigação no que toca à tecnologia. No entanto, é já possível adiantar que o sistema multitouch não terá como base uma mesa digital, devido aos custos da mesma e recursos técnicos que implica a sua programação.

 

Considerações

 

Neste momento, ambas as propostas (a minha e a da Marília) seguem um caminho de investigação convergente, daí a semelhança nas questões de investigação. Numa fase posterior, após o enquadramento teórico estar definido, o projecto entrará numa lógica divergente quanto ao propósito de investigação.



 




Who?
Ricardo Magalhães, taking a master's degree in Multimedia Communication (08-10)
What?
PontoUA: Interaction and Interface in a Public Interactive System, oriented by Prof. Luis Pedro
Most recent

Apresentação da Defesa de...

O Ponto Final

PontoUA wrapped up!

Apresentação Plano Invest...

Balanço do 1º Semestre

Methodological Design

Timeframe and Expected Re...

Exercício Seminário - Ent...

Project's Activity - Org...

Índice do Enq. Teórico

Archive

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Filed under

todas as tags

Last.FM
blogs SAPO
Subscride feed