Aqui ficam as respostas às questões iniciais da meta de Projecto de Dissertação. Relembro que a proposta sofreu radicais mudanças muito recentemente, e ainda existem muitas arestas por limar. No entanto, já foi polida o suficiente para responder de forma sólida a estas questões.
Porque escolhi esta temática?
Apesar de tardia, a escolha desta temática em particular deveu-se às motivações que se desenvolveram na investigação do projecto anterior, nomeadamente a utilização de tecnologia que não envolvesse a interacção tradicional com um sistema (rato/teclado), mas sim tecnologia que promovesse uma interacção mais imersiva, através do toque, e longe dos ecrãs de computador. O conceito desta temática, que no fundo não deixa de ser living campus, tornou-se uma preferência pessoal e existe muita vontade de desenvolver algo que faça sentido numa implementação prática e que seja capaz de efectivamente responder a um problema.
Qual a pergunta de partida da minha investigação?
» De que forma uma instalação de reconhecimento de toque (quiosque multimédia) pode servir como sistema de localização/informação acerca dos edifícios/serviços do Campus Universitário de Santiago?
» De que forma o reconhecimento personalizado do sistema pode auxiliar o aluno no seu percurso diário pelo Campus Universitário de Santiago?
Que título daria, neste momento, à minha investigação?
(3 hipóteses)
» Utilização de Quiosques Interactivos Multimédia na Universidade de Aveiro
» Quiosque Interactivo Multimédia como auxiliar informacional na Universidade de Aveiro
» Quiosque Interactivo: localização, interacção e personalização na Universidade de Aveiro
“(Not) gonna do’s, perhaps I’ll do, don’t have clues” do meu projecto de investigação
Gonna do
Independentemente da tecnologia a adoptar para este projecto, é essencial a construção de uma interface funcional que disponibilize à comunidade académica um determinado leque de serviços relacionados com o funcionamento académico. Será também importante a implementação de uma solução de personalização do quiosque, isto é, o indivíduo deverá ser reconhecido no quiosque e aceder a informação personalizada sobre o seu cargo na instituição.
Perhaps I’ll do
Idealmente, o projecto será demonstrado com base numa interacção de multitouch, isto é, não se prenderá a uma utilização directamente dependente de um computador com teclado e rato. O sistema será projectado num determinado local e os utilizadores interagem através do toque.
Not gonna do
Nesta altura não é possível especificar o que não irá ser realizado, visto que o projecto ainda está numa fase de investigação no que toca à tecnologia. No entanto, é já possível adiantar que o sistema multitouch não terá como base uma mesa digital, devido aos custos da mesma e recursos técnicos que implica a sua programação.
Considerações
Neste momento, ambas as propostas (a minha e a da Marília) seguem um caminho de investigação convergente, daí a semelhança nas questões de investigação. Numa fase posterior, após o enquadramento teórico estar definido, o projecto entrará numa lógica divergente quanto ao propósito de investigação.