B | P Spore Research
- Problema
- Teste de usabilidade ao jogo Spore. Métrica. Recolha de dados quantitativos exigidos pela empresa criadora. Logística necessária para um teste simultâneo de vários sujeitos.
- Metodologia habitual
- Focus Groups
- Problemas da metodologia
- Ambiente artificial; espaços pequenos e desconfortáveis; observação indiscreta; pensamento em grupo (conformista); pressão por parte do observador (ainda que involuntária).
- Nova abordagem metodológica
- Criação de um ambiente semelhante ao ambiente habitual de um “gamer” (SNERD), sem a presença de observadores ou de participantes externos; Ausência de indicações ou direcções a tomar, à excepção de um pedido para que recorressem à técnica de “think-aloud” enquanto jogavam; Longos períodos de jogo; Questões ocasionais; Uso do sistema “team-speak”; Observadores/Testers numa sala separada, sem contacto directo com os sujeitos da experiência; Uso de questões neutras, de forma a evitar o enviesamento da resposta; Preenchimento de curtos questionários através de touchscreen, sem obrigatoriedade temporal;
- Resultados
- Ao longo de um ano, a equipa obteu 393 horas de gravação individual de jogo em ambiente natural.
A equipa recolheu um conjunto de dados mais fiáveis devido ao ambiente natural em que foram sujeitos a teste, nomeadamente as expressões faciais, movimentos corporais, desabafos aplicados a determinada situação de jogo.
O grupo:
Bruno Caseiro
Pedro Almeida
Pedro Coelho
Ricardo Magalhães
Rui Barbosa
Rui Oliveira