Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

A proposta da aula de hoje de Seminário consistiu em realizar uma entrevista a um colega relacionada com a sua investigação. Coloco aqui o resultado da entrevista à Marília Moita.


Entrevista de Investigação


1) De que forma enquadras a tua investigação no actual paradigma da web social?

A web social funciona numa lógica de partilha, confiança, agregração, presença, etc., e neste sentido a minha investigação não se foca neste tipo de utilização por parte do utilizador. No entanto, a plataforma estará disponível para uso da comunidade académica da Universidade de Aveiro e centra-se no fornecimento de informação personalizada ao utilizador da mesma. Assim, a minha investigação foca-se no cariz individual do utilizador enquanto membro da comunidade e não na comunidade em si, não havendo um enquadramento enraizado no paradigma da web social.

2) De que forma é que a tua investigação pode contribuir para alterações de atitudes e comportamentos?

A minha investigação, inserindo-se num contexto de utilização académico com finalidade de possibilitar ao utilizador obter informação personalizada de acordo com as suas necessidades/preferências pode surtir alterações no comportamento dos indivíduos face à obtenção da informação desejada, facilitando a rotina diária do utilizador pelo campus, levando o utilizador a adoptar uma nova atitude no que respeita à obtenção de informação de seu interesse.

3) A tua investigação centra-se numa lógica de valorização do individuo ou de uma organização?

Ambas. A minha investigação tem uma raiz insitucional forte, sendo que vai ser desenvolvida na e para a Universidade de Aveiro. No entanto o seu desenvolvimento vai centrar-se no utilizador enquanto indivíduo singular. Desta forma, poder-se-á valorizar a organização, do ponto de vista de oferta de um novo serviço à comunidade, que enriquecerá a mesma do ponto de vista de oferta de serviços e de funcionamento, mas também do indivíduo que poderá obter informação adequada aos seus interesses/necessidades, efectuando uma utilização singular e individual do serviço.

4) A tua investigação explora uma lógica entusiasta ou numa lógica crítica?

Explora uma lógica de cariz mais entusiasta, uma vez que, na minha opinião, a tecnologia utilizada pode favorecer uma nova relação entre os utilizadores e a mesma, sendo que os efeitos dessa relação são potencialmente positivos, numa lógica em que a utilização da plataforma trará benefícios, a médio-tempo, ao utilizador, sendo que ao nível social existirá uma alteração de atitudes e comportamentos potenciados pela tecnologia.

5) De que forma a tua investigação actua na inter-dependência tecnologia-sociedade?

Ao permitir ao utilizador, a partir de um terminal tecnológico (ainda a definir), consultar informação insitucional adequada ao seu perfil e à sua rotina diária pelo campus, é potenciada uma nova relação ente os utilizadores e a tecnologia, que pode levar a que se altere o paradigma de identidade e de comunidade, uma vez que o próprio utilizador poderá ter acesso a novos padrões de obtenção de informação. Assim, em vez de se potenciarem interacções sociais entre os utilizadores (alunos, docentes, funcionários, visitantes, etc, da Universidade de Aveiro), potencia-se uma interacção com a plataforma no sentido de se obter a informação desejada. Assim, ao nível da inter-dependência enre tecnologia e sociadade, a comunidade, a longo prazo e se for efectuado um uso massivo da plataforma, poderá estar mais dependente da tecnologia no que diz respeito à obtenção de informação útil para o dia-a-dia no campus.Pode acontecer, no entanto, não existir uma vinculação a esse nível e que mantenha as atitudes, comportamentos e padrões de acção da comunidade inalteradas.


Filed under: ,


Who?
Ricardo Magalhães, taking a master's degree in Multimedia Communication (08-10)
What?
PontoUA: Interaction and Interface in a Public Interactive System, oriented by Prof. Luis Pedro
Most recent

Apresentação da Defesa de...

O Ponto Final

PontoUA wrapped up!

Apresentação Plano Invest...

Balanço do 1º Semestre

Methodological Design

Timeframe and Expected Re...

Exercício Seminário - Ent...

Project's Activity - Org...

Índice do Enq. Teórico

Archive

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Filed under

todas as tags

Last.FM
blogs SAPO
Subscride feed