Domingo, 17 de Janeiro de 2010

(This post will be written in portuguese, since it only concerns the academic environment and not the investigation itself.)

Reflectindo então sobre o pedido do balanço sobre as cadeiras (e respectivos conteúdos) do primeiro semestre deste segundo ano, começo pela disciplina de Projecto. Inicialmente, quando os temas relativos às metodologias de estudo começaram a ser abordadas, confesso que não me passou pela cabeça que se tornasse essencial reflectir, a nível pessoal, sobre tanto detalhe como o que nos era apresentado. Apesar da insistência da docência quanto à importância de todos os métodos que deviam ser considerados, pensava que eu que tudo aquilo vinha naturalmente com o pensamento quanto à dissertação.

Estava errado. Nas últimas semanas, recorri inúmeras vezes ao blog de Investigação MCMM, lendo e relendo todas as apresentações de conteúdo, de modo a que não me escapasse nada (ou o menos possível) quanto à definição da minha investigação. As metas que eram pedidas frequentemente, apesar de alguma dificuldade na sua realização (especialmente por parte de quem trabalha), revelaram-se sempre úteis algum tempo mais tarde. Naturalmente, o esforço feito em tempo útil acabava por compensar mais tarde quando o tempo era escasso.

 Relativamente a Seminário, foi bastante interessante poder observar diferentes perspectivas sobre várias temáticas, e poder debatê-las com um grupo tão vasto a nível de conhecimento. Como já foi referido por Alguém (2010), seria interessante um maior número de contribuições de pessoal externo ao departamento, com diferentes contributos a nível profissional. Compreendo no entanto que se torne impossível cobrir todas as áreas de investigação com apenas uma aula de seminário quinzenalmente. Seja como for, não me restam dúvidas que foram uma mais valia.

 Agora resta-nos a todos verificar os frutos destas contribuições de conhecimento. Mas isso já são outros tantos :)

Boas escritas.

 


Filed under:


1 comment:
De lpedro a 18 de Janeiro de 2010 às 09:49
Obrigado pelos comentários!


Comment post

Who?
Ricardo Magalhães, taking a master's degree in Multimedia Communication (08-10)
What?
PontoUA: Interaction and Interface in a Public Interactive System, oriented by Prof. Luis Pedro
Most recent

Apresentação da Defesa de...

O Ponto Final

PontoUA wrapped up!

Apresentação Plano Invest...

Balanço do 1º Semestre

Methodological Design

Timeframe and Expected Re...

Exercício Seminário - Ent...

Project's Activity - Org...

Índice do Enq. Teórico

Archive

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Filed under

todas as tags

Last.FM
blogs SAPO
Subscride feed