Quinta-feira, 1 de Outubro de 2009

Olá mundo,

Passo então a descrever o que se tem passado nos últimos dias relativamente à discussão do projecto de dissertação.

 

A proposta

Antes de mais, visto que este é o meu primeiro post sobre o projecto, passo a explicar sucintamente a ideia central do meu projecto. Este, apesar de não estar ainda concretamente definido quanto ao conceito e respectiva execução, pretende tirar partido das tecnologias actuais de Augmented Reality e o conceito de Serious Gaming para criar uma possível solução a uma problemática.

 

Idealmente, o projecto adequar-se-á no enquadramento de aprendizagem (institucional ou não), cuja interacção será mediada por dispositivos de realidade aumentada, se possível com algum recheio de entretenimento para fazer justiça ao conceito de Serious Gaming.

 

Ideias actuais

Depois de algumas reuniões com orientadores e co-orientadores, o conceito do projecto ainda se encontra na fase de "picar pedra", como descreveu e bem a minha colega envolvida no mesmo projecto, Marília Moita. Temos muitos (demasiados?) conceitos em mente e ainda não fomos capazes de canalizar apenas os essenciais para pensar e constuir algo que sirva todos os propósitos inerentes ao tema do projecto propriamente dito.

 

Neste momento, o conceito que mais entranhado está é o de living campus, uma vez que decidimos recentemente adaptar o projecto à Universidade. O ideal seria a identificação de um problema existente no campus, e tirar o melhor partido possível das tecnologias que temos ao dispor para o (tentar) resolver.

 

Próximos passos

O próximo passo é naturalmente canalizar todos os conceitos e ideias que temos em mente para um ponto em comum, e passar aí para a filtragem dos mesmos. As discussões com os orientadores facilmente nos fizeram perceber que algo aplicado a um problema no campus será, talvez, das opções mais interessantes e viáveis a vários níveis.

 

Já nos surgiram algumas ideias para colocar em prática, mas gostaríamos de contemplar um leque mais vasto de opções antes de decidirmos o caminho a escolher. De qualquer das formas, independentemente do conceito de projecto, possuímos já algumas soluções tecnológicas que serão certamente para implementar.

 

Provavelmente a principal dúvida neste momento reside no factor de entretenimento. Caso a aplicabilidade do conceito de serious gaming se revele zero, teremos de reformular bem a ideia inicial do projecto.

 

 




1 comment:
De Marília a 1 de Outubro de 2009 às 15:57
Sim Senhor, muito bem explicado caro colega :)


Comment post

Who?
Ricardo Magalhães, taking a master's degree in Multimedia Communication (08-10)
What?
PontoUA: Interaction and Interface in a Public Interactive System, oriented by Prof. Luis Pedro
Most recent

Apresentação da Defesa de...

O Ponto Final

PontoUA wrapped up!

Apresentação Plano Invest...

Balanço do 1º Semestre

Methodological Design

Timeframe and Expected Re...

Exercício Seminário - Ent...

Project's Activity - Org...

Índice do Enq. Teórico

Archive

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Agosto 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Filed under

todas as tags

Last.FM
blogs SAPO
Subscride feed